Como Vencer a Armadilha do Déficit de Tempo

Como Vencer a Armadilha do Déficit de Tempo
Escrito por
Daria Olieshko
Publicado em
13 Nov 2023
Tempo de leitura
3 - 5 min de leitura
Parece que hoje em dia, mais pessoas sofrem com a sensação de falta de tempo, caindo numa armadilha de pânico e procrastinação. A chance de voltar aos trilhos fica menor a cada prazo perdido. Coisas importantes são adiadas, enquanto tarefas sem ganho significativo a longo prazo se tornam prioridades. Por exemplo, você começa a limpar a casa enquanto ignora um trabalho que já tem uma semana.

Como resultado, as pessoas sentem que não têm falta de tempo. Elas ficam com medo de perder o controle de projetos com prazos curtos e são incapazes de planejar o futuro. Tentam se convencer de que não há tempo para concluir todas as tarefas, mesmo que haja um número considerável de horas de trabalho, o que afeta negativamente a produtividade. Existem algumas maneiras de se livrar dessa sensação ruim:

Defina suas prioridades para evitar restrições de tempo

Pessoas que constantemente sentem que não têm tempo para nada são muito boas em ignorar coisas do dia a dia significativas, como relacionamentos, exercícios ou leitura. Fazer pequenas tarefas parece mais importante para elas, enquanto a lista de coisas importantes continua sendo ignorada. Aconselhamos que, em vez de reclamar, você realmente diga o que é e o que não é prioridade para você, então, na próxima vez que quiser dizer "Não tenho tempo para esportes", tente dizer, "Fazer esportes não é minha prioridade". Talvez você passe muito tempo fazendo um trabalho, enquanto outras coisas podem ser completamente riscadas da sua lista de atividades.

Tente trabalhar em tarefas complexas quando estiver mais produtivo

Pensar constantemente em prazos é a melhor maneira de acabar com qualquer produtividade que você tenha. Esses pensamentos ficam martelando em sua cabeça mesmo quando você está tentando trabalhar. Isso resulta em muitos erros e em mais um adiamento do prazo. Não espere e pense se conseguirá ou não terminar o trabalho a tempo. O que você precisa fazer é se perguntar «Qual é o melhor momento para eu assumir a tarefa e dar tudo de mim?”

Por exemplo, se você é mais produtivo à tarde, é um bom momento para começar aquela tarefa importante que tem, sem restrições de tempo. Também recomendamos que você trabalhe o máximo que puder antes que o fim de semana comece. Dessa forma, você se livrará do estresse desnecessário, terá um bom descanso e estará pronto para a próxima semana de trabalho.

Não tenha medo de ser generoso com seu tempo

A sensação de déficit crônico de tempo pode fazer uma pessoa contar cada segundo de sua vida: quantos minutos ela passa na fila, no trânsito enquanto se dirige ao trabalho, no consultório do médico. Os psicólogos aconselham ser generoso com o tempo. Em breve, você verá que tem muito dele em suas mãos.

Claro, não podemos controlar tudo, mas como reagimos a isso é nossa responsabilidade

Compartilhe este post
Daria Olieshko

Um blog pessoal criado para aqueles que procuram práticas comprovadas.