Como motivar trabalhadores remotos

Como motivar trabalhadores remotos
Escrito por
Daria Olieshko
Publicado em
26 jul 2022
Tempo de leitura
7 - 9 min de leitura

Embora há 10 anos as pessoas não pudessem sonhar em trabalhar remotamente, hoje em dia toda empresa possui pelo menos um funcionário remoto. Grandes corporações e empresas empregam equipes inteiras de trabalhadores remotos, cuja presença física no escritório não é necessária. Gerentes de PR, especialistas de RH, redatores, jornalistas, fotógrafos, blogueiros, contadores fazem parte das profissões criadas ou adaptadas para o trabalho remoto que é tão grande que pode ser expandido indefinidamente. Vamos então falar sobre ideias adequadas de motivação de equipe para que os trabalhadores remotos sejam eficazes em termos de custo e produtivos.

A princípio, parece que a motivação dos funcionários não é a tarefa mais fácil, quando se trata de funcionários remotos, pois na maioria dos casos estamos falando de pessoas que amam a liberdade, são autossuficientes e um pouco caprichosas. Usando nossos conselhos de motivação de trabalhadores, você se tornará um mestre em motivar e gerenciar pessoal, mesmo que esses funcionários trabalhem a milhares de quilômetros de distância do seu escritório.

Primeiro e provavelmente o conselho mais importante: Mantenha contato

Vivemos em uma época de redes sociais, conferências no Skype e correspondência comercial sem fim. Por um lado, estar constantemente disponível por meio de redes sociais e vários mensageiros, ou realizar chamadas no Skype uma vez por semana pode parecer difícil ou demorado. Por outro lado, se você estiver constantemente em contato com membros remotos da equipe, esses trabalhadores podem fazer perguntas que lhes interessem a qualquer momento. Isso permite prevenir erros que podem levar a uma grande perda de dinheiro para a empresa. Não perca um número excessivo de horas em ligações, simplesmente esteja online ou defina um período de tempo estrito quando você estará disponível para seus funcionários. Por exemplo, defina o horário das 13h às 14h nas segundas e quartas-feiras, quando você poderá conversar com um determinado trabalhador.

Segundo, embora não menos importante conselho: Formule tarefas de forma clara e precisa

Ao princípio, a forma como o trabalho remoto opera parece bastante simples: você fornece a um funcionário informações básicas sobre sua empresa, explica certas particularidades do trabalho, dá a ele uma tarefa e supervisiona como ela é realizada. No entanto, parece que articular a tarefa de forma adequada e precisa é ainda mais importante. Você não deve assumir que um trabalhador remoto, que não entende o que lhe foi solicitado, vai fazer muitas perguntas adicionais. A maioria dos funcionários não se preocupa com isso e realiza o trabalho com base em seu próprio entendimento. Nem todos os funcionários querem refazer seu trabalho várias vezes se você não estiver satisfeito com a forma como uma determinada tarefa foi executada. Por este motivo, gerenciar funcionários remotos deve vir acompanhado de tarefas claras e precisas para os trabalhadores remotos. Isso permitirá construir uma parceria frutífera e duradoura. Explicando tudo claramente na primeira tentativa, você não perderá tempo e dinheiro preciosos quando alguém cometer um erro.

Terceiro conselho igualmente importante: Distribua bônus

A motivação financeira é um clássico, mas infelizmente não há como fugir dessa ideia de motivação de equipe antiga, mas comprovada. Todo mundo gosta de receber pagamento, e ainda mais de receber bônus. É por isso que, se você notar que um funcionário faz seu trabalho no prazo, toma a iniciativa, é educado, trabalhador e às vezes trabalha horas extras, não seja pão-duro e organize um sistema de pequenos bônus ou pague grandes somas de dinheiro trimestralmente ou semestralmente. Dessa forma, os trabalhadores estarão interessados em seu trabalho e o realizarão tanto prontamente quanto com satisfação.

Quarto conselho: Presentes originais

Este método é adequado apenas para empregadores que são fanaticamente apaixonados pelo seu negócio e valorizam cada pessoa envolvida nele. Quando você conhece um funcionário remoto há anos e ele realiza seu trabalho de maneira diligente, ele merece ser tratado com respeito e até mesmo cordialidade. É por isso que você pode melhorar a motivação dos trabalhadores com presentes originais e interessantes. Por exemplo, se você conhece um funcionário há muito tempo e sabe que ele é um grande fã de hóquei, você pode comprar ingressos para um jogo de hóquei no aniversário dele ou como presente no final de um trimestre. Quando há uma mulher casada trabalhando em sua empresa que passa muito tempo em seus projetos, dê a ela dois ingressos para cinema ou teatro, para que ela possa passar uma noite agradável com seu marido. Embora os funcionários remotos estejam longe, eles ainda são uma parte vital de sua equipe e você não deve tratá-los com preconceito ou deixar de incentivá-los da mesma maneira que faria com os trabalhadores de escritório regulares.

Quinto conselho vital: Confiança

Um CEO experiente certamente deve estar envolvido na gestão de funcionários remotos e manter os olhos nas coisas, mas não deve esquecer da confiança. Claro, caso você nunca tenha contratado funcionários remotos antes, você vai achar difícil ajustar-se a certos aspectos deste processo, assim como aprender a confiar nos trabalhadores e dar-lhes autoridade. Enquanto gerencia funcionários remotos, você não pode acompanhar todos os movimentos que eles fazem, quanto tempo desperdiçam em seus PCs, quantas vezes visitam a cozinha ou se distraem com ligações telefônicas, você ainda tem que aprender a confiar neles. Quando você contrata um funcionário para trabalhar remotamente, precisa descobrir o quão responsável, determinado e qualificado ele é, assim como sua capacidade de definir corretamente suas prioridades. Gestores experientes facilmente distinguirão um preguiçoso ou adicionarão um especialista trabalhador à sua equipe.

Sexto conselho: Estabeleça prazos

Ao dar uma tarefa a um funcionário, é vital estabelecer um prazo e alertá-lo sobre as consequências de não cumprir os prazos de entrega do trabalho. Caso você não defina prazos, um trabalhador começará a ficar mais preguiçoso e a buscar seus próprios interesses ao invés de atender às tarefas em mãos. Como resultado, o trabalho será feito no último minuto e de forma bastante descuidada.

Sétimo conselho: Boa atitude

Infelizmente, é bastante difícil encontrar um emprego onde você será valorizado, respeitado e sua opinião ouvida. É por isso que atualmente uma boa atitude em relação aos funcionários vale ouro. Muitas pessoas trocam seu escritório por trabalho remoto porque estão cansadas da exploração descarada por parte de seus empregadores e do coletivo briguento que parece mais um ninho de cobras. CEOs que empregam uma equipe de trabalhadores remotos devem tentar tratá-los com respeito. Pergunte-lhes como foi o seu dia, se está tudo bem com suas famílias, como está o clima nos países e cidades onde residem. É importante não tornar essas conversas muito intrusivas ou tendentes à familiaridade.

Amigos, esperamos que vocês achem essas dicas úteis para trabalhar com funcionários remotos e que ajudem a construir relações produtivas e duradouras com eles. Lembre-se de que você é responsável por quão bem o processo de trabalho é organizado em sua empresa. Somente os empregadores mais experientes, talentosos, determinados e progressistas levarão seus negócios ao topo.

Compartilhar esta postagem
Daria Olieshko

Um blog pessoal criado para aqueles que buscam práticas comprovadas.